top of page

Bolhas de Sabão

Material
  • 100 mL de água (de preferência filtrada)

  • 100 mL de detergente

  • 50 mL de xarope de milho. O xarope de milho é aquele líquido viscoso, parecido com mel.

Como fazer

Misture bem, tomando cuidado para não fazer espuma. Caso você não tenha o xarope de milho (que é uma solução concentrada de glicose), você pode usar açúcar comum.

 

Você pode usar uma grande variedade de apetrechos para fazer bolhas de sabão. O bico de uma garrafa de plástico, por exemplo, funciona muito bem. Canudinhos são outra opção.

 

As cores das bolhas

 

Molhe uma mesa com tampo de plástico ou vidro com um pouco da solução para bolhas de sabão.

 

Molhe a ponta de um canudinho com a mistura e sopre na mesa, criando uma bolha. Observe com cuidado.

 

Você pode iluminar a bolha com uma lanterna por baixo da mesa em uma sala escura. Você verá uma série de cores. Com o passar do tempo, você irá perceber que a parte superior da bolha vai ficando incolor e logo em seguida, a bolha estoura.

 

A cor nos dá uma pista de quando a bolha vai estourar, por que ela funciona como um mapa da espessura da bolha. Uma bolha de sabão estoura quando a água evapora. As cores aparecem quando a luz interage com a superfície interna e externa do filme de sabão.

 

Cada cor corresponde a uma espessura do filme. A água vai escorrendo da parte superior da bolha, tornando essa parte mais fina, até o momento que a bolha estoura. A ideia de colocar um tipo de açúcar na solução de bolhas de sabão vem do fato que o açúcar torna mais difícil a água da solução evaporar.

bottom of page