top of page

Impressões da Natureza

Material
  • Partes de plantas que possam ser prensadas, como folhas, frutos e flores;

  • Um livro antigo ou catálago

  • Rolinhos para tinta ou pincéis;

  • Pequeno prato

  • Tinta guache

  • Papel usado e novo

Como fazer

A oficina Impressões da Natureza, do Programa de Educação Ambiental e Patrimonial, do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG instiga a criança a buscar diversas formas presentes na natureza, por meio das folhas, flores, frutos das diferentes plantas que podem ser observadas no jardim de casa, nos vasos do quintal, na praça ao final da rua, nas áreas verdes da escola.

 

Cria uma oportunidade de diálogo sobre o que é biodiversidade e qual sua importância na manutenção

do equilíbrio da vida no planeta. Para isso, sugere que as crianças utilizam as partes diversas das plantas para DESENHAR, uma coisa que elas adoram!

  1. Colete algumas partes de planta frescas (podem ser caídas no chão, mas não devem estar secas) e coloque-as dentro de um velho livro ou catálogo para que sequem por um período de aproximadamente uma semana. Isso deixará as folhas/flores mais planas para que possamos fazer nossa arte.

  2. Sobre uma folha de rascunho ou um jornal , coloque a folha/flor e passe sobre ela tinta da cor que desejar com o auxílio de um rolo ou de um pincel.

  3. Escolha uma nova folha de papel, onde você criará sua obra de arte, e vire a folha/flor com cuidado com a face com tinta para baixo.

  4. Apoie outra tira de papel reaproveitado sobre esta mesma folha e pressione com os dedos de modo a fazer com que a tinta presente na folha/flor seja transferida para a base, preservando as características da mesma.

  5. Remova a tira de papel e a parte vegetal e observe a marca deixada no papel. Você perceberá que as folhas e flores deixarão diferentes impressões no papel, ficando marcadas, no caso das folhas, especialmente suas nervuras, que abrigam os vasos que transportam a seiva da planta; nas impressões das flores, ficarão as marcas de suas pétalas e sépalas, bem como de outras estruturas reprodutivas da planta ali presentes. Também poderá perceber que folhas e flores tem tamanhos, formatos e desenhos nas bordas diferentes, que podem ser usados para diversificar a composição de sua arte, assim como o fazem na natureza. 
     

Passo-a-passo 

Responsáveis pela produção deste material:

Alessandra Abrão Resende e Jacqueline Gomes Rodrigues – biólogas do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Belo Horizonte, 29 de julho de 2016.

bottom of page