top of page

Papel Reciclado Artesanal

Material

Reciclar significa fazer com que algo passe por um processo de mudança ou de tratamento para sua reutilização. Trata-se de um dos três “Rs” que tem sido tão valorizados nas novas políticas de gestão dos resíduos: reduzir, reutilizar e reciclar, com vistas a reduzir os custos ambientais e sociais. Ao seguir esta orientação, economizamos recursos naturais e com isso protegemos a natureza; reduzimos a quantidade de lixo gerado e diminuímos os problemas relacionados com os custos de envio e disposição deste nos aterros sanitários; além de geramos mais empregos.

O papel é um produto muito utilizado pela nossa sociedade, mesmo estando na era digital. Quando reciclamos 1 tonelada de papel, evitamos o corte de aproximadamente 20 árvores, economizamos muita água e energia, serviços escasso e de alto custo. Nesta oficina, ensinamos um processo artesanal de produção de papel reciclado.

  • 1 bacia grande

  • 1 liquidificador

  • 1 peneira plana

  • Cola branca

  • Tintura para tecidos

  • Esponja macia

  • Pedaços de TNT cortados em tamanho superior ao da peneira

  • Barbante e pregadores de roupa

  • E, claro, papel usado previamente separado (não pode estar engordurado ou sujo). Para esta oficina, usamos as folhas de um caderno de anos letivos passados.

Como fazer
  1. Primeiro, é necessário picar o papel em pedaços menores e deixar de molho na água de um dia para o outro.

  2. Bater o papel molhado no liquidificador, sempre usando mais água do que papel (como se fossem 4 partes de água e 1 parte de papel), para evitar estragar o motor do liquidificador.

  3. Para a próxima etapa, coamos a mistura batida na peneira, para retirar o excesso de água.

  4. Na massa de papel coada, misturamos cola branca, em uma proporção de 1 copo descartável (tamanho para café) de cola para cada 1 litro de massa de papel (que pode ser medido em um copo medidor de plástico).

  5. Depois de misturada a cola, podemos colorir a massa de papel utilizando tintura para roupa. A cor e a intensidade são da sua escolha. Esta tintura é vendida normalmente na forma de pó e deve ser preparada misturando a mesma em água, segundo instruções do fabricante.

  6. Pronto, temos nossa massa de papel pronta.

Para enformar 

  1. Encha sua bacia com água pela metade. Adicione aos poucos a massa de papel à água de modo a misturá-la bem.

  2. Faça um primeiro teste com sua peneira, com a parte plana livre voltada para cima. Se achar que a camada de papel ficou muito fina, adicione mais massa à água e repita o procedimento até chegar num ponto em que toda a massa de papel cubra a superfície da trama da peneira.

  3. Neste momento, cubra o conjunto com uma folha de TNT, vire de cabeça

  4. para baixo o conjunto e, através da outra face da peneira, retire o excesso de água com o auxílio da esponja.

  5. Devagar, retire a peneira do TNT, garantindo que sua massa de papel ficou presa nele.

  6. Agora é só colocar para secar, pendure o TNT com a massa de papel no varal, que pode ser improvisado com barbante.

  7. Após algumas horas, seu papel reciclado estará seco e poderá ser

  8. facilmente destacado do TNT!

  9. Use-o para decorar capas de agendas ou cadernos, fazer cartões etc.

 

Difícil? Que nada, veja o passo a passo nas fotos a seguir.

Responsáveis pela produção deste material:

Alessandra Abrão Resende e Jacqueline Gomes Rodrigues – biólogas do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Belo Horizonte, 29 de julho de 2016.

bottom of page